Desafie-se e alcance a

Superação

O câncer de mama tem nome e rosto, quem ajuda também! Faça parte do Desafio SuperAção e ajude a salvar vidas na luta contra o câncer.

Dias
Horas
Minutos
Seconds
Dias
Horas
Minutos
Seconds

Histórias de inspiram

Patrícia Vincente

Meu nome é Patrícia Vicente, hoje com 53 anos. Aos 47 anos, fazendo o autoexame, percebi na mama direita um pequeno caroço. Comecei então a investigação para saber o que era. Tive a impressão de que seria algo grave e segui com os protocolos médicos e biópsia. O resultado saiu. Era um câncer. No momento que recebi a notícia pensei: “- Senhor meu Deus, sei que tu estás comigo e essa não será a minha sentença de morte. Eu creio que tudo ficará bem. Peço que não me deixe em cima de uma cama”.

Nessa época eu estava me sentindo uma grande atleta. Tinha acabado de participar da Maratona do Rio, dentre inúmeras outras corridas. Sempre gostei de praticar esportes. Estar diante da possibilidade de não mais poder praticar esportes me deixou triste.

Alguns meses se passaram e começamos o tratamento no hospital, em Vila Isabel (INCA). Fiz oito quimioterapias, quatro vermelhas e quatro brancas. O tumor reduziu bastante, pois durante os meses de espera ele havia crescido. Minha família esteve e está ao meu lado. Isso é muito importante para quem passa por esse processo. É fundamental o apoio de quem nos ama.

Durante minhas quimioterapias Deus atendeu ao meu pedido e não fiquei parada. Nesse período eu conseguia participar de pequenas corridas. Corria, caminhava e conseguia concluir o percurso. Não vou negar que o tratamento é bastante doloroso, principalmente na quimio branca. As articulações doíam muito. Passado o período da quimioterapia veio a cirurgia, onde fiz a retirada da mama, esvaziei a axila, e fiz 28 sessões de radioterapia.

O que me deixou feliz e ajudou bastante durante o tratamento foi poder, mesmo com dificuldade, continuar praticando exercícios físicos e cuidando ainda mais da alimentação, pois nosso corpo é o templo do Espírito Santo, somos orientados a cuidar bem dele. Conheci o ciclismo e o remo (canoa havaiana) durante esses cinco anos de tratamento. Confesso que nesses dois esportes consigo sentir a presença do Criador, profundamente, pois em contato com a natureza podemos perceber cada detalhe de sua criação. Sou grata a Deus por ter me sustentado até aqui.

Hoje vejo que minha história serve de exemplo para muitas pessoas. A prática de exercícios físicos e uma alimentação saudável nos ajuda a curar o corpo, a mente, a alma e o coração. E o Desafio Superação é uma oportunidade para isso. Esse ano vou participar desse Desafio.

Artigos científicos sobre o assunto identificaram que o exercício produz efeitos benéficos contra doenças, entre elas a depressão. A prática de exercícios libera endorfinas, proporcionando bem-estar e prazer. Ser exemplo de vida saudável e superação traz grande satisfação.

Movimente-se. Supere-se.

O Desafio SuperAção é um evento esportivo virtual que visa incentivar a prática de atividades físicas como forma preventiva para a boa saúde.

Todos os direitos reservados © Missão Mulher 2024. Desenvolvido por Agência ALX

Escolha seu Kit Ciclismo ou Duatlhon